06 abril 2007

O Caçador de Pipas

The Kite Runner – Khaled Hosseini – 2005 (Livro)

Por você, faria isso mil vezes!”

Eu me tornei o que sou hoje aos doze anos, em um dia nublado e gélido do inverno de 1975. Lembro do momento exato em que isso aconteceu, quando estava agachado por detrás de uma parede de barro parcialmente desmoronada, espiando o beco que ficava perto do riacho congelado. Foi há muito tempo, mas descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar. Olhando para trás, agora, percebo que passei os últimos vinte e seis anos da minha vida espiando aquele beco deserto.

O diretor de origem alemã, Marc Forster, de Mais Estranho que a Ficção (2006), acaba de finalizar o filme The Kite Runner, baseado no best-seller mundial homônimo, que no Brasil ganhou a tradução de O Caçador de Pipas.

O livro é a história de Amir (Khalid Abdalla), um afegão que mora na Califórnia, e recebe um telefonema de Rahim Kahn (Shaun Toub), um amigo de seu pai que ainda vive no Afeganistão, e pede o retorno de Amir ao seu velho país.

Khaled Hosseini, o autor do livro, fala da história persa, desde a queda da monarquia, a invasão soviética, até o regime taliban dos dias atuais, contando a história de Amir, o filho de um rico negociante de Cabul, e Hassan, seu amigo de infância, filho do empregado de seu pai e seu caçador de pipas, que é aquela pessoa que corre para pegar a pipa quando o oponente a derruba. Um fato acaba transformando essa amizade e mudando a vida de Amir para o resto da vida. Compre o livro aqui.

Há um jeito de ser bom de novo”.

18 comentários:

Túlio Moreira disse...

Taí um livro que tenho vontade de ler. Ainda mais agora, que sua história faz parte da Sétima Arte, quero ler antes do lançamento do filme de Marc Forster. E mais um motivo: história oriental sempre me chamou a atenção.

abs, Cassiano, e bom feriadão!

Museu do Cinema disse...

Oi Túlio, vale a pena, é um livro muito bem escrito e uma história interessante.

Abs, bom feriadão, boa Pascoa.

Alex Gonçalves disse...

Não estou tendo mais tempo livre para ler livros (empaquei no “A Sangue Frio”, de Truman Capote), mas os amigos mais velhos sempre me aconselham a ler “O Caçador de Pipas”. Dizem ser uma leitura que é capaz de levar as lágrimas em diversos capítulos.
Fiquei surpreso por Marc Foster ter finalizado tão rapidamente a adaptação da história, mas não se trata de um diretor que confio totalmente. Ele me surpreendeu com “Em Busca da Terra do Nunca” e “A Última Ceia”, mas frustrou muito com “A Passagem” e “Gritos da Noite”. Veremos...

Túlio Moreira disse...

Puxa, Alex, meu próximo "projeto de leitura" é justamente A SANGUE FRIO. Dizem que Capote é capaz de fazer brotar a raiva no leitor em cada página do livro, rs.

abs!

Kamila disse...

Mais um livro que está na minha lista de leitura. Comprei "Ensaio sobre a Cegueira", finalmente, e coloquei "O Caçador de Pipas" para a lista de desejos.

Alex Gonçalves disse...

Túlio, não é para tanto. Apesar de ser totalmente detalhista, ele é capaz de escrever parágrafos sublimes (dê uma espiada no meu perfil atualizado no Orkut, no "quem sou eu").
Ótima semana para todos vocês!

Carla Martins disse...

Eu tenho esse livro!!! Ele está na fila para leitura....humpf!!! Preciso de dias mais longos para conseguir ler todos os livros que comprei. ;)

Como foi de Páscoa?

Beijos

Museu do Cinema disse...

É Alex, o Marc Forster ainda precisa de equilibrio a sua carreira, essa é uma grande oportunidade.

Kamila, boas opções de livros, também gosto de ler livros que são projetos cinematográficos.

Oi Carla, a Pascoa foi ótima, tranquila como deveria ser, espero que a sua tb. Bjs

Túlio Moreira disse...

Alex, um amigo me falou isso no sentido de que Capote meio que forjou o livro e tals... Tenho muita curiosidade com essa obra, vou ler em breve!

abração e dou uma olhada lá no orkut!

Kamila disse...

Cassiano, também adoro ler filmes que serão adaptados, até porque faço deles meu objeto de estudo. Estou com "Ensaio Sobre a Cegueira" e "Reparação" para ler agora. Dois livros que serão adaptados no cinema.

Museu do Cinema disse...

Reparação? não conheço Kamila.

Kamila disse...

"Reparação" é um livro de Ian McEwan que se chama originalmente "Atonement" e que tem uma baita história que será adaptada neste ano nos cinemas, num filme a ser dirigido por Joe Wright e estrelado por Keira Knightley, James MacAvoy e Romola Garai.

Museu do Cinema disse...

Não conheço Kamila, vou procurar saber mais! valeu a dica. Obrigado.

Vinícius P. disse...

Estou bem ansioso pela adaptação do Marc Forster, um dos melhores diretores que surgiram nos últimos anos (adoro "A Última Ceia", "Em Busca da Terra do Nunca" e o recente "Mais Estranho que a Ficção"). Acho que "The Kite Runner" vai ser um filmaço.

Museu do Cinema disse...

Tb partilho dessa opinião Vinicius.

Jorge Henrique disse...

Não sei se o filme superará a obra...
O livro é excepcional!!!

Carla Martins disse...

Ameeeeeeei o livro e, como sempre, o filme não chegou nem aos pés.

Li também A Cidade do Sol, do mesmo autor. É maravilhoso também. Nem sei dizer de qual gosto mais.

Beijos!

oswaldo disse...

O livro é bem escrito, descreve um momento importante da história afegã, etc., mas eu fiquei com raiva do protagonista, Amir, um babaquinha mal-criado e cagão.