Alien³

Alien³ – David Fincher – 1992 (DVD)

Confesso que não sou fã da série, não me atrai esse tipo de filme, mas por se tratar do primeiro filme de Fincher, vale a conferida.

Enquanto voltavam para casa, a tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver), e sua equipe, sofrem uma colisão com um planeta chamado Fiorina 161, na verdade uma colônia penal de segurança máxima. Ripley, a única sobrevivente do desastre, descobre que o verdadeiro causador do acidente foi um alien que se infiltrou na nave, que também provocou o acidente. Na prisão, onde todos são assassinos e estupradores, a tenente precisa apagar sua feminilidade raspando o cabelo e mostrando novamente que é uma guerreira poderosa e leal. Como o planeta é isolado do mundo civilizado e não existem armas no local ela precisa comandar os homens no combate à terrível criatura. Guiada por seus instintos, despertados por seus mais profundos medos, percebe uma ligação entre ela e o monstro, que mata a tudo que se move, excetuando a tenente.
Acho que esse filme é o grande responsável por David Fincher fazer parte hoje de minha lista vip desse blog. Foi Alien³ quem mostrou ao cineasta como é o jogo de Hollywood, e a partir desse filme, ele mudou radicalmente seu estilo e sua proposta e hoje é reconhecido pela sua individualidade cinematográfica. Durante a produção do longa, Fincher entrou em atrito com o estúdio e antes mesmo da edição final, ele saiu do projeto. Um filme onde os maiores atrativos são o diretor insatisfeito e a cabeça raspada da talentosa Sigourney Weaver.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, o que eu ia comentar, você falou no seu último parágrafo.

Fincher teve muitos problemas com a Fox durante a produção de "Alien3". Não sei se você sabia disso, mas, depois dessa experiência, ele desistiu de fazer cinema e voltou a dirigir comerciais e videoclipes.

Mesmo com a interferência excessiva do estúdio em "Alien3", acho que o filme tem elementos interessantíssimos, como as sequências no espaço sideral, a fotografia misturando os tons claros com os escuros.
Otavio Almeida disse…
Confesso que não gosto muito desse filme. Prefiro os filmes de Ridley Scott e James Cameron. Mas ALIEN 3 já revelava a coragem de David Fincher em Hollywood. Essa ousadia, finalmente, foi escancarada em SEVEN três anos mais tarde. Nós agradecemos...

Abs!
Museu do Cinema disse…
Sim Kamila e Otávio, esse é o marco inicial na carreira de Fincher, ele abandonou o filme antes do final, mas não precisou colocar o famoso Smithee como diretor, porque a pelicula já tava na sala de edição. A partir dai ele mudou completamente a forma de buscar filmes e financiamento em Hollywood.
Kamila disse…
O engraçado nisso tudo é que a Fox, que tolhou o Fincher em "Alien3", deu total liberdade para ele fazer "Clube da Luta". Como as coisas mudam em alguns anos...
Museu do Cinema disse…
Sim Kamila, mas teve Se7en nesse interim...não podemos esquecer.
Kamila disse…
Sim, Fincher fez "7even" nesse meio tempo e conseguiu a liberdade que ele queria de fazer os filmes que quisesse. Mesmo assim, não deixa de ser engraçado o fato de a Fox deixar um filme como "Clube da Luta" ser feito sem interferir de nenhuma forma no processo.
Museu do Cinema disse…
Nesse caso foi a concorrência Kamila, depois de fazer Se7en com um baixo orçamento e render milhões de dólares aos produtores, Fincher tava com a bola toda e todos já sabiam de sua fama de não se render aos estúdios...vc tem razão e é ótimo ver isso de vez em quando.
Otavio Almeida disse…
E ainda teve ALIEN - A RESSURREIÇÃO pra provar que o filme de David Fincher não era exatamente ruim.

E o que vcs acham de O QUARTO DO PÂNICO? Confesso que tenho problemas com ele. Esperava muito mais... Não é que não gosto do filme, mas o David Fincher vinha de CLUBE DA LUTA, eu acho...

Abs!
Kamila disse…
Cassiano e antes de "Clube da Luta", Fincher fez "Vidas em Jogo", um baita filme, que passou despercebido nos cinemas e que é uma de suas melhores obras, na minha opinião.

Ele tinha as credenciais para ter passaporte livre nos estúdios e manteve sua integridade profissional ao fazer somente os filmes que queria. Por isso que adoro o Fincher.

Otávio, dos filmes que o Fincher fez, minha preferência é a seguinte:
1- Clube da Luta
2- Vidas em Jogo
3- Se7en
4- O Quarto do Pânico
5- Alien3

Veremos em que posição "Zodíaco" irá se encaixar.
Otavio Almeida disse…
Hmm... deixe-me ver. Talvez:

1- Seven
2- Clube da Luta
3- Vidas em Jogo
4- O Quarto do Pânico
5- Alien 3

E os melhores videos da Madonna ;-)
Museu do Cinema disse…
Calma pessoal, ainda vem esses filmes, vamos por partes...
Kamila disse…
A gente está colocando os carros na frente dos bois, Cassiano. Desculpa!

Otávio, não só os melhores vídeos da Madonna, como "Freedom 90" de George Michael e "Love is Strong" dos Rolling Stone.
Museu do Cinema disse…
Freedom é o das modelos cantando?
Marcus Vinícius disse…
Gosto muito do Fincher também. Pra escolher o melhor, é difícil, dúvida entre Clube da Luta e Se7en.
Bah amigo, to numa correria dos diabos, por isso o sumiço, mas até o final de semana eu atualizo o abandonado CN, hehe. Quanto a nosso time, ficou feia a coisa. É possível sim meter 3 no Caxias no Olímpico, mas o futebol do time tem que melhorar muuuuuuuuuuito...

Abraços e até mais.
Museu do Cinema disse…
Preocupante mesmo amigo!
Kamila disse…
"Freedom" é o que tem as modelos cantando, Cassiano.
Museu do Cinema disse…
Esse clipe é muito bom mesmo Kamila, adoro ele.
Unknown disse…
Confesso que sou fã da série, me atrai muito esse tipo de filme, o capítulo de Ridley Scott é um clássico do cinema, e essa segunda continuação, por se tratar do primeiro filme de Fincher, vale a conferida.

abs!
Museu do Cinema disse…
Vale a conferida apenas por se tratar do primeiro filme do genial Fincher, e só!
Alex Gonçalves disse…
Sou fã da série “Alien”. Lembro-me de todo o pavor que as criaturas espaciais me causavam nos cinco ou seis anos de idade. Sem dizer que Sigourney Weaver é, de longe, a maior heroína dos filmes de ação/ficção e Winona Ryder a melhor andróide dos cinemas. Não gosto da maneira que Fincher conduz o seu “Alien 3”, e muito menos o desfecho desastrosamente dramático. Foi inexperiente em criar um clima claustrofóbico e não confere horror algum, comparando-se com os dois anteriores e o posterior capítulo da série.
Museu do Cinema disse…
Mas ele é o último culpado por isso Alex, como coloquei no post.