Um Dia muito Especial

Una Giornata Particolare – Ettore Scola – 1977 (VHS)

Dois dos grandes nomes do cinema mundial, Sophia Loren e Marcello Mastroianni se juntam ao diretor Ettore Scola para contar a história da dona de casa Antonietta e do homossexual Gabriele.

No dia que um fato histórico mudaria o mundo para sempre, dois vizinhos se conhecem. Em pleno 6 de maio de 1938, Roma – Itália, o ditador Benito Mussolini recebe Adolf Hitler para selar a união que levaria o mundo a II Guerra Mundial. Italianos de todas as idades foram ver o encontro, entre eles o marido de Antonietta, Emanuele (o canadense John Vernon), um fascista convicto.

Seu pássaro de estimação foge e vai parar na janela do vizinho, começando a partir daí uma amizade. Gabriele havia sido demitido pela sua opção sexual e Antonietta sente-se infeliz e insegura no casamento por não ter um curso superior.

Só a presença de Mastroianni e Sophia Loren já vale o filme, mas os diálogos e a narrativa são o grande atrativo do longa. Scola mais uma vez entrega diálogos ricos e verossímeis de uma maneira que se tornou uma marca da sua filmografia. Carlo Ponti é o produtor do filme. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Comentários

Kamila disse…
Gostei da trama do filme. Tem em DVD, Cassiano?
Museu do Cinema disse…
Infelizmente não Kamila, só em VHS mesmo.
Túlio Moreira disse…
Cassiano, um dos maiores arrependimentos que tenho como cinéfilo foi ter deixado passar a oportunidade única de conferir esse filme NO CINEMA!!! Ele fez rápida estréia no Cine Cultura, de apenas uma semana, e infelizmente não pude ir (era o ano do vestibular e tals...)

Hoje me arrependo muito. Lembro-me de ficar encantado com as 5 estrelinhas que o filme recebera no jornal - foi o primeiro filme a receber essa classificação, só repetida quando Apocalypse Now Redux estreou no Cine Cultura.

Se arrependimento matasse...

abs!
Museu do Cinema disse…
Que coincidência Túlio, tava lendo um artigo no idmb desse filme de um norte-americano que levou o irmão para ver esse filme no cinema, quando reestreou por lá numa homenagem a Sophia Loren.
Kamila disse…
Se só tem em VHS, acho que vai ser bem difícil de encontrar esse filme para assistir...