Mediterrâneo

Mediterraneo – Gabriele Salvatores – 1991 (DVD)

EM TEMPOS COMO ESTE A FUGA É O ÚNICO MEIO DE MANTER-SE VIVO E CONTINUAR A SONHAR. (Henry Laborit)

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1992, Mediterrâneo é um filme poético. Narra a história de 8 soldados italianos deixados em uma ilha grega aparentemente vazia e sem posição estratégica. Esquecidos pelo exército, eles precisam aprender mais do que bombas e tiros.

Nicola Lorusso (Diego Abatantuono) rapidamente assume o comando do pequeno exército depois que o tenente Raffaele Montini (Claudio Bigagli) passa a se interessar apenas em pintar. Uma linda prostituta local, Vassilissa (a bela italiana Vanna Barba) surge como principal “tarefa” dos soldados, mas Antonio Farina (Giuseppe Cederna) acaba se apaixonando por Vassilissa.

Bem ao estilo do cinema italiano, onde as imagens soberbas se misturam ao típico humor, e a trilha sonora, composta em dueto pelos músicos Giancarlo Bigazzi e Marco Falagiani, consegue representar a bela fotografia, a película é daqueles belos filmes que só os italianos conseguem fazer, carregados de paixão pela vida.

“Qual é a coisa mais linda sobre a terra? Uns dizem um grupo de cavaleiros, outros, de infantes. Outros, navios. Eu, aquela que amo”.

Comentários

Anônimo disse…
É incrível como o cinema tem a capacidade de nos fazer lembrar de mais cinema. Durante a leitura da história de Mediterrâneo, me lembrei de dois outros filmes que seguem algumas premissas dessa história (não de forma idêntica, mas o espírito dessa produção): Capitão Corelli, de John Badham (com Nicolas Cage e Penélope Cruz) e Malèna, de Giuseppe Tornatore (com Monica Belluci). Até o cartaz do filme lembra um pouco o universo de Malèna (que, por sinal, é um filme lindíssimo!).

(http://claque-te.blogspot.com): Pecados Íntimos, de Todd Field.
Museu do Cinema disse…
É Roberto, vc tá coberto de razão, tb enxerguei essa semelhança, Malèna é um filme belissimo, alias, sou fã do Tornatore. Capitão Corelli é uma imitação bem feita.

Pecados Íntimos??? Vou correndo...

Veja Mediterraneo. Vale a pena.
Túlio Moreira disse…
Cassiano, acho muito interessante a sua paixão por filmes italianos - igual a um amigo meu aqui de Goiânia que também vê poesia e beleza únicas nos filmes daquela terra.

Como vc sabe, eu tenho problemas para conseguir ver filmes em dvd - as locadoras da minha cidade são meio desprovidas - mas Mediterrâneo com certeza está na lista de produções que quero conferir!

abs!
Museu do Cinema disse…
Mas isso não é exclusividade sua não Túlio, aqui tb tenho problemas em alugar DVDs. Tem que garimpar muito e em muitas locadoras.

Nesse mês pretendo fazer uma revisita a um dos grandes nomes do cinema italiano, e um diretor que tenho muita estima para colocar seu nome na sala vip...aguarde
Anônimo disse…
Cassiano, realmente o cinema italiano tem nomes lendários! Faço uma idéia de quem seja esse diretor... Aguardo ansiosamente!

abs!
Museu do Cinema disse…
Bom, ele ainda tá vivo, mas seu último filme data de 2003.

Abs Túlio.
Carla Martins disse…
Esse filme é uma graça, também gostei bastante. E o visual é lindo!!!!