O Iluminado

The Shining – Stanley Kubrick – 1980 (DVD)

Olha o Johnny!

Trancafiados num hotel nas montanhas do Colorado, durante uma tempestade de neve, Jack Torrance (Jack Nicholson), um escritor com bloqueio criativo desempregado, resolve aceitar o emprego de vigia do estabelecimento fechado pelo forte inverno. Leva consigo sua esposa, Wendy (Shelley Duvall) e o filho sensitivo Danny (Danny Lloyd).

Redrum.

Mr. Grady (Philip Stone) é um vigia de um hotel deserto nas montanhas. Certa noite, ele mata a esposa e suas duas filhas gêmeas.

Com roteiro de Stanley Kubrick e Diane Johnson e baseado no livro homônimo de Stephen King, O Iluminado é referência no cinema de suspense. Através da câmera de Kubrick, que passeia pelo hotel deserto, os sustos vão ganhando forma e o crescente suspense é de arrepiar. A atuação de Jack Nicholson impressiona. A cena da criança brincando de velotrol pelos corredores vazios do hotel acompanhado pela câmera do cineasta é antológica.

Mais uma vez Kubrick mexe com a cabeça do espectador a começar pelo nome do hotel, Overlook (olhar passado). O suspense psicológico atraiu o interesse do cineasta pelo livro, suas inquietações fazem um emaranhado de cenas pulsar sem parar na sua cabeça no final do filme.

Comentários

Kamila disse…
Adoro filmes de suspense, e "O Iluminado" é um dos meus filmes favoritos do gênero. Uma das poucas vezes, inclusive, que uma obra do Stephen King foi adaptada de maneira correta para o cinema.

Jack Nicholson está muito bem no filme, assim como o garotinho que interpreta seu filho.

E, pode parecer brincadeira, mas a cena da criança passeando pelos corredores do hotel no seu velotrol até hoje me arrepia até a espinha.
Museu do Cinema disse…
Arrepia a mim tb Kamila, revendo o filme para fazer essa revisita, senti a mesma coisa de quando o vi pela primeira vez.

É o suspense psicológico.
Anônimo disse…
outro que não me conformo que nunca vi. beijos, pedrita
Carla Martins disse…
Esse filme é TUDO!!!! Adoro, adoro, adoro!!! E que atuação de Jack Nicholson!!!!

Eu, que AMO filmes de suspense, sou fãããã de carteirinha de O Iluminado.

Para mim, um dos melhores de Kubrick.

Beijo!
Otavio Almeida disse…
Para mim, não é só suspense. Suspense é o que o Hitchcock fazia... isso é TERROR! E, para mim, o melhor do gênero! Que me desculpem os fãs de O EXORCISTA e os seguidores de Stephen King, que não gostaram da versão do Kubrick...

Abs!
Anônimo disse…
Não gostei tanto de "O Iluminado", acho um dos mais fracos do Kubrick. Não li a obra original, mas sei lá, não conseguiu me convencer. O ponto alto é a performance do Nicholson. Engraçado que Kubrick foi indicado ao Framboesa de Ouro por esse filme (que lástima...).
Kamila disse…
Otávio, os seguidores do King não gostaram de "O Iluminado"?? Que vergonha! Ao lado de "Louca Obsessão", "O Iluminado" é a melhor adaptação da obra dele para o cinema.

Vai ver eles gostam de "O Apanhador de Sonhos"....
Anônimo disse…
Olha, se eu contar você não acredita! eu fugi desse cara, o Jack Torrance. A primeira vez que eu vi O Iluminado eu tinha meus 11 anos e saí correndo quando ele começou a dar as machadadas na porta para pegar a esposa e o filho. Cheguei a ficar tão obcecado com o personagem que sempre que via nas prateleiras das videolocadoras filmes com o ator Jack Nicholson eu não alugava (pensava que era jack que estava de volta e queria agora me perseguir (como uma espécie de Freddy Krueger). Filmaço! só mesmo Kubrick e sua genialidade singular para realizar um feito como esse.

(http://claque-te.blogspot.com): Apocalypto, de Mel Gibson.
Museu do Cinema disse…
Poxa Vinicius, vc é o primeiro que conheço que não gosta do filme, O Iluminado é referência!
Museu do Cinema disse…
Cuidado com o Jack, Roberto!
Anônimo disse…
Cassiano, as cenas que você destacou são assustadoras mesmo. Lembro-me de Ter ficado totalmente assustado apenas com as grosserias do personagem de Jack Nicholson. Mesmo com tantas virtudes, acredito que faltou algo mais para O Iluminado entrar no meu top de clássicos prediletos do gênero. Também gostei da “refilmagem” televisiva estrelado por Rebecca de Mornay.
Otavio Almeida disse…
Oi Kamila! O Stephen King odiou a versão do Kubrick e sei que muitos fãs do autor (e do livro) concordam com ele. Chegam a elogiar uma "tenebrosa" versão de O ILUMINADO para a TV, lançada aqui em video.

Bjs!
Kamila disse…
Não sabia disso, Otávio. Obrigada pela informação.

Beijo.
Anônimo disse…
Não, acho que você me entedeu errado. Não é que eu não goste do filme. É suspense muito bom, mas o que quis dizer é que, em comparação com outras obras de Kubrick, essa é uma das mais fracas (mas não ruim...).