Laranja Mecânica

A Clockwork Orange – Stanley Kubrick – 1971 (DVD)

A história de Alex DeLarge (Malcolm McDowell), o delinqüente juvenil de uma Londres futurista, preso por assassinato e cobaia, com o seu consentimento, de um experimento do governo para transformar humanos violentos em pessoas pacificas, é o filme mais polêmico da gloriosa filmografia de Kubrick.

É também uma obra em aberto e suas interpretações vão desde a manipulação da verdade pelos governantes a uma crítica a crescente, na época, força dos direitos humanos. O filme é genial e suas imagens, uma característica bem definida do cinema de Stanley Kubrick, primam pela qualidade.

O carisma que o marginal Alex passa ao espectador é uma das bases de sustentação do filme. Para tanto, a responsabilidade de Malcolm McDowell foi imensa, chegando inclusive ao fato de anos mais tarde o próprio diretor afirmar que sem a presença de McDowell na película, ele dificilmente teria levado o projeto adiante. A interpretação que balanceia entre o adolescente irresponsável ao psicopata adulto nos mostra a real sensação da delinqüência que o cineasta queria passar. Alguns pontos de Londres que serviram de locação para o longa-metragem viraram atrações turísticas, como o “FlatBlock Marina” em Thamesmead South Housing Estate, onde Alex derruba dois de seus “droogs” no rio e a entrada do centro Ludovico, onde Alex recebe o tratamento, na verdade a Universidade Brunel, veja aqui outros locais. O logotipo do título do filme fez história no cinema.

Comentários

Kamila disse…
"Laranja Mecânica" é o meu filme favorito feito pelo Stanley Kubrick. Um filme polêmico, crítico e que, mais uma vez, mostra cenas em que o casamento da música com a imagem é perfeito.

O Kubrick, em "Laranja Mecânica", mergulha não só nas razões por trás do apelo que a violência tem no homem, como também mostra que os efeitos dos atos cometidos pelo homem são permanentes - mesmo que tenham havido mudanças profundas em sua personalidade.
Marcus Vinícius disse…
Fenomenal. Uma das mais bem sucedidas adaptações para o cinema. Será que o ser humano é mau por natureza? Será que adianta reprimir tal indivíduo com uma violência maior ainda? Bem interessante os questionamentos levantados, além de ser um espetáculo sonoro-visual que somente o Kubrick poderia proporcionar. Um dos 5 melhores filmes de todos os tempos, na minha opinião.

Cassiano, seguimos 100%. Já tá ficando chato, hehehe. Abraço.
Anônimo disse…
Tambem eh o meu filme favorito do Kubrick. Alguem ja leu o livro???
Otavio Almeida disse…
Isso o que a Kamila falou sobre casamento entre som, música e imagem em LARANJA MECÂNICA é uma forte marca do Kubrick. E há uma intensa presença da "palavra" em seus filmes - ditas tão fortes como pouco vimos no cinema...

Qual a pior violência? A que vem de dentro para fora (o indivíduo) ou a de fora para dentro (do Estado). Mas é como a Kamila disse: ela é permanente.

É um filme fenomenal! Nunca fizeram nada parecido... Essa trinca formada por 2001, LARANJA MECÂNICA e BARRY LYNDON formam a melhor fase do Kubrick. Para mim, o melhor dele depois de 2001. Mas é só uma escolha pessoal (e difícil), pq todos esses são extraordinários.

Cassiano, vc vai postar sobre DOUTOR FANTÁSTICO tb, não vai?? Está entre os meus cinco favoritos do Kubrick.

Abs!
Museu do Cinema disse…
Quantas perguntas a serem respondidas né Marcus, filme bom é assim. Rumo ao tri!

Romeika, não li o livro, mas como todos os filmes de Kubrick, já li comentários que o filme tb não é muito fiel ao livro.

Oi Otávio, infelizmente Dr. Fantastico é o único filme do Kubrick que ainda não vi, e revendo todos os filmes para fazer essa revisita a sua obra não consegui alugar o DVD, q é uma raridade, vc aluga ele fácil?
Otavio Almeida disse…
NUNCA VIU? Faça isso já!! Por favor... o DVD saiu pela Columbia. Onde vc mora? Aqui em SP, dá para encontrar nas principais locadoras.

Tem pra venda tb: http://compare.buscape.com.br/procura?id=2922&raiz=2922&kw=Doutor+Fant%E1stico

Acho que vc vai adorar!

Abs!
Museu do Cinema disse…
Tá na minha lista Otávio, com certeza, assim que achar para locar. E ai completo minha revisita, pelo menos dos filmes lançados em DVD.
Kamila disse…
Eu assisti "Dr. Fantástico" na TV. Numa época em que o A&E Mundo toda sexta-feira passava um clássico de Hollywood. Depois de um tempo, assisti "Dr. Fantástico" novamente quando o Cinemax fez um festival Stanley Kubrick, na época do lançamento de todos os filmes dele em DVD.
Anônimo disse…
outro filme que não me conformo de não ter visto. beijos, pedrita
Museu do Cinema disse…
Oi Pedrita, corre na locadora, esses filmes estão sempre disponiveis, e o melhor, é sempre mais barato. Mas minha recomendação, será o próximo post.
Carla Martins disse…
Concordo com a Kamila, Laranja Mecânica é o meu filme favorito de Stanley Kubrick. É fenomenal, tanto que deixou sua marca (e que marca!) na história do cinema.

Um beijo!
Anônimo disse…
Aqui em Brasilia não encontro esse DVD por nada desse mundo..vou tentar comprar pela internet.um dos mais polemicos filmes que já assisti,Laranja mecanica,muito bom msm,nos faz pensar.

Vocês já viram Calígula com Malcom McDowell?