Zona de Risco

安全地带 – Chan-Wook Park – 2000 (DVD)

Durante a guerra da Coréia havia um campo de concentração para prisioneiros de guerra do norte na Ilha Koje. Os prisioneiros norte-coreanos eram divididos em dois grupos: comunistas e anticomunistas que combatiam contra sua vontade. Muitos prisioneiros de ambos os lados foram mortos. Foi uma espécie de guerra civil dentro de outra guerra civil. Após a guerra, os prisioneiros puderam escolher para qual lado ir. Para o capitalismo da Coréia do Sul ou para o comunismo da Coréia do Norte. Mas 76 prisioneiros, entre 170.000, recusaram ambas as opções. Eles se espalharam por todo o mundo”.

Depois de um tiroteio na fronteira da Coréia do Norte e do Sul, alguns militares são mortos. Temendo uma guerra civil, uma investigadora suíça de origem coreana é enviada para investigar o incidente. A Major Jean (a bela Yeong-ae Lee), vai descobrindo, através dos depoimentos, que muita coisa não foi dita.

Aos poucos vamos revendo os principais fatos e descobrindo a verdade, o filme é muito bem filmado e dirigido, mas Chan-Wook Park, que também assina o roteiro, carece aqui de mais vigor na história, no entanto a cena final é muito bem feita e mostra todo o talento de Park, o diretor do cultuado Oldboy (2003), ainda seu melhor filme.

Comentários

Museu do Cinema disse…
Não é um Oldboy Alex, mas merece sim uma vista, acho que vc mesmo disse em algum comentário em outro blog que o cinema asiático hoje é quem melhor faz filmes policiais.
Kamila disse…
Cassiano, ainda não vi o filme, mas pelo seu texto, dá para perceber que, além do diretor, o filme tem outra característica em comum com "Oldboy": o fato de que, aos poucos, vamos revendo os principais fatos e descobrindo a verdade.

Como uma fã de filmes policiais, vou tentar conferir o filme!
Museu do Cinema disse…
sim, Park tem esse dom especial, aos poucos ele vai "abrindo" seu filme.
Kamila disse…
Cassiano, ultimamente, você só tem colocado comentários sobre (ótimos) filmes que saíram em DVD. Como fico prestando mais atenção nos lançamentos do cinema, perco muito do que está sendo colocado de bom nas locadoras. Lendo seus comentários sobre os filmes, me sinto completamente atrasada nesse sentido... Preciso alugar urgentemente mais filmes para assistir! :-)
Museu do Cinema disse…
Ultimamente, como é período de férias, os cinemas são invadidos por bombas norte-americanas. Agora com as indicações do Oscar as coisas melhoram, mas até lá é muita bomba junta. Ai o melhor é ir pro DVD. Assisti bastantes nesses últimos dias, aos poucos vou colocando aqui Kamila.
Kamila disse…
Ah, Cassiano, vou aguardar então mais recomendações de filmes para assistir em DVD.