Sundance Film Festival 2007

Sundance Film Festival 2007

Saiu à lista dos indicados a principal categoria do Festival de Sundance de 2007. Dois filmes brasileiros estão entre os 64 que foram selecionados para o Festival. O Cheiro do Ralo (2006), de Heitor Dhalia, disputa o prêmio na categoria Cinema Mundial - Ficção. Já Acidente (2006), de Cao Guimarães e Pablo Lobato, foi escolhido para a seção Cinema Mundial - Documentário. Muitos dos filmes indicados estão ainda em pré-produção, ou seja, aguardam financiamento para ganharem distribuição, e muitos outros não verão a luz dos cinemas. O vencedor além do prêmio ganha distribuição internacional. Aqui estão os filmes da competição dramática.

Adrift in Manhattan – Alfredo De Villa. Conta a história de solitários estranhos nas linhas de metrô de 1 a 9 de Nova Iorque. Com Heather Graham, que protagoniza uma cena de sexo, Dominic Chianese (que sou fã) e William Baldwin.

Broken English – Zoe Cassavetes, filha de John, dirigi e escreve esse drama, sobre uma garota com crise dos 30 anos, Nora Wilder (Parker Posey). Enquanto todos ao seu redor estão casados ou com filhos, ela luta para encontrar alguém, e é constantemente lembrada pela mãe. Ela acaba por conhecer um francês que lhe mostra a vida além do amor. Gena Rowlands, mãe da diretora, e Drea de Matteo também estão no elenco.

Four Sheets to the Wind – Estréia em longa do diretor Sterlin Harjo, conta à história de um casal de irmãos que vivem numa reserva nativa norte-americana, que, após o suicídio do pai, embarcam numa viagem a Tulsa.

The Good Life – Steve Berra. A chegada de uma garota a uma pequena cidade muda o rumo da vida de Jason, um rapaz que se dedica a operar o velho cinema. Bill Paxton, Harry Dean Stanton, Chris Klein e Drea de Matteo estão no elenco.

Grace Is Gone – James C. Strouse. Pai (o excelente John Cusack) leva as filhas para uma viagem. O filme narra os 3 dias que o patriarca leva para contar aos seus filhos, que a mãe delas morreu na guerra do Iraque.

Joshua – George Ratliff. Thriller psicológico sobre uma bem sucedida família de Manhattan que se desmorona com acontecimentos, depois do nascimento de um novo bebê. O ótimo Sam Rockwell e Vera Farmiga protagonizam a película.

Never Forever – Gina Kim. Mulher passa a trair o marido com um estranho depois que descobrem que não podem ter filhos. Vera Farmiga novamente é a protagonista.

On The Road With Judas – J. J. Lask. Realidade, ficção e diferentes modos de contar uma história se misturam para mostrar a vida de um jovem ladrão e seu amante.

Padre Nuestro – Christopher Zalla. Filme sobre imigração do México para Nova Iorque. Conta a história de um mexicano que tenta entrar ilegalmente nos EUA e acaba encontrando um homem que fica de olho na fortuna de seu pai.

The Pool – Chris Smith. Jovem funcionário do hotel e sua fixação pela piscina.

Rocket Science – Jeffrey Blitz. Uma produção da HBO sobre um garoto de 15 anos de New Jersey que entra em competição com debatedores de escolas.

Snow Angels – David Gordon Green. Drama sobre uma adolescente, sua babá, seu estranho marido (Sam Rockwell) e sua filha. Kate Beckinsale e Griffin Dunne também estão no elenco.

Starting Out in the Evening – Andrew Wagner. Jovem ambicioso graduando convence um solitário escritor (Frank Langella) que sua tese pode ressuscitar sua carreira.

Teeth – Mitchell Lichtenstein. Colegial, que acha que possui uma vantagem psicológica sobre os homens quando é vitima de agressão sexual.

Hounddog – Deborah Kampmeier. Também conhecido como The Untitled Dakota Fanning Project. Passado em 1961, no Alabama sobre uma precoce menina que adora blues. Robin Wright Penn e David Morse completam o elenco.

Weapons – Adam Bhala Lough. O filme narra uma serie de assassinatos brutais, cometidos em jovens vítimas, num final de semana numa típica cidade pequena dos EUA, e como os crimes estavam relacionados. Paul Dano, de Pequena Miss Sunshine (2006) está no elenco.

Comentários

Kamila disse…
Sundance tem revelado, nos últimos anos, alguns dos grandes filmes que iremos assistir. Vamos ver qual dos candidatos consegue passar pela loteria inicial que é esse festival até chegar às salas de cinema de todo o mundo.
Anônimo disse…
O Cheiro do Ralo tá mesmo fazendo sucesso, pena que ainda não conferi (afinal não moro em nenhuma cidade com festival internacional). Dos filmes em competição em Sundance, Broken English, Never Forever e The Pool parecem ser interessantes.
Kamila disse…
Parker Posey é quase a rainha dos cineastas independentes. :-)
Museu do Cinema disse…
Os filmes de Sundance são sempre uma ótima opção para nós cinéfilos.

Dentre a seleção desse ano, apostaria minhas fichas em Broken English, Adrift in Manhattan e Grace Is Gone.

E vcs?
Anônimo disse…
Broken English: Parker Posey e tals...
Anônimo disse…
de volta ao blog, fico com rocket science, por se tratar de uma história da hbo e pelo tema que é uma praga nos eua. noto semelhanças com pequena miss sunshine.
Gutemberg disse…
Meu voto vai para a filha de John Cassavetes, Zoe. Broken English.