O Pequeno Buda

Little Buddha – Bernardo Bertolucci – 1993 (DVD)

Bertolucci realiza aqui seu trabalho mais visual, mas o filme é também seu maior prejuízo. Com um grande orçamento envolvido na produção do longa, que tinha a intenção de concorrer ao Oscar, o filme naufragou nas bilheterias e a crítica bateu pesado. O cineasta prega aqui o valor daquilo que ele chama de “a inteligência da compaixão”.

Um monge budista, Lama Norbu (Ruocheng Ying) se desloca a Seattle, nos EUA, em busca de Jesse Conrad (Alex Wiesendanger), um jovem americano que ele acredita ser a reencarnação do seu mestre, Lama Dorje, recentemente falecido.

Apesar do inesperado e da total desconfiança que o monge lhes passa, os pais de Jesse, Dean (o excepcional cantor Chris Isaak, que foi bastante criticado na época, indicado inclusive ao Framboesa de Ouro) e Lisa Conrad (Bridget Fonda) aceitam viajar com o filho até o Butão, no Himalaia. Lá, Jesse conhece o Raju, outra criança que veio do Nepal, e Gita, uma menina indiana, também possíveis reencarnações do Lama Dorje. Enquanto são submetidos aos últimos testes de reconhecimento, os três jovens descobrem a fascinante trajetória de Sidharta (Keanu Reeves), o jovem que há mais de 2.500 anos se transformou no venerado Buda.

O compositor musical Ryuichi Sakamoto é um constante colaborador de Bertolucci. Sua trilha para O Último Imperador é lindíssima e foi justamente ganhadora do Oscar. Sakamoto possui a habilidade rara de elaborar temas que além de dar voz ao visual estético do diretor, consegue ser bastante parceiro da interpretação dos atores, nesse trabalho, místico, simples e melancólico, ele consegue entregar uma trilha perfeita.

Uma música em especial do CD da trilha merece destaque, é a maravilhosa Sutra do Coração (Prajnaparamita Hrdaya Sutra) que é cantado pela soprano londrina Caterine Bott, numa interpretação clássica de um mantra budista antiqüíssimo.

Comentários