O Último Imperador

L'Ultimo Imperatore – Bernardo Bertolucci – 1987 (DVD)

Palavras são importantes”.

Um poderoso marco na história do cinema. Bernardo Bertolluci realizou seu grande épico narrando a história real do Imperador chinês Pu Yi, coroado em 1908, aos dois anos de idade.

John Lone, que, apesar do nome, é chinês, interpreta Pu Yi, Imperador da China, herdeiro de uma longa tradição milenar que é alterada por duas guerras mundiais, e ainda enfrenta as grandes mudanças políticas da época. Guiado pelo seu mentor inglês (Peter O' Toole, nome quase certo nas premiações desse ano, por seu papel no filme Venus), Pu Yi é forçado a deixar as protetoras muralhas do seu reino e encontrar as forças para construir uma nova vida num estranho mundo que sempre quis explorar, mas nunca conheceu realmente.

O filme faz uma retrospectiva da trágica saga de Pu Yi, que foi criado em meio à realeza, mas com a tomada do poder pelos comunistas, é deposto, ainda adolescente, e tem que se adaptar à vida no novo regime.
A filmografia de Bertolucci é repleta de filmes políticos analíticos. O Último Imperador mostra o início do século XIX na China, onde foi retalhada pelo neocolonialismo. A película dá ênfase à crueldade do imperialismo japonês.

O choque político-ideológico entre comunistas, antes da segunda guerra mundial, onde fundaram a República Popular da China em 1949, e nacionalistas que recuaram para Taiwan são também captadas pelo cineasta, que faz um traço bastante real, numa produção impecável. A trilha sonora é inesquecível.

Vencedor de 9 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado (Bertolucci e Mark Peploe), Melhor Som, Melhor Trilha Sonora (Ryuichi Sakamoto, David Byrne e Cong Su), Melhor Edição (Gabriella Cristiani), Melhor Figurino, Melhor Direção de arte e cenários e Melhor Fotografia (Vittorio Storaro).

Comentários

Anônimo disse…
simplesmente uma obra prima!!!
foi desse filme q eu percebi a importância de uma trilha sonora.

indico para todos assistir esse classico.