Antes da Revolução

Prima della Rivoluzione – Bernardo Bertolucci – 1964 (DVD)

Quem não viveu os anos anteriores à revolução, não pode saber o que é a alegria de viver”. Talleyrand

Fabrizio (Francesco Barilli) com 20 anos de idade é um jovem cheio de ideologias e paixão. Influenciado por um professor marxista, Cesare (Morando Morandini), e Agostino (Allen Midgette) um amigo depressivo, Fabrizio está comprometido com Clelia (Cristina Pariset), mas sua condição burguesa atrapalha o relacionamento. Gina (Adriana Asti - da foto acima) e seu temperamento acabam por atraí-lo, mas o affair dos dois sofre com a instabilidade de Gina, que trai Fabrizio com um desconhecido por nenhuma razão aparente.

Antes da Revolução lembra muito Os Sonhadores (2003) no seu roteiro. A descoberta do sexo e da idade adulta, misturada aos ideais da revolução, típico dos anos 60. Fabrizio trafega entre o mundo burguês e o marxismo e não consegue achar um meio termo em suas convicções. Bertolucci dividiu de forma sábia a política do amor.

Outros pontos do roteiro que mereciam mais destaque são colocados de lado, talvez pela característica do diretor, ainda incipiente por se tratar de seu segundo longa-metragem, de passagens lentas, sem pressa em contar a história.

O filme foi recentemente lançado em DVD pela Versátil em edição restaurada, tem também um interessante documentário que mostra um jovem Bertolucci explicando uma frase que havia sido mal interpretada sobre a sua falta de interesse em agradar o público. O cineasta se defende dizendo que sua intenção ao fazer uma película é única e ao fazer isso ele não se preocupa em trabalhar em cima do gosto do público.

Comentários