As Torres Gêmeas

World Trade Center – Oliver Stone – 2006

Parece que a fumaça foi colocada ai porque Deus acha que não agüentaremos ver o que tem atrás dela”.

11 de setembro de 2001

John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Peña) são dois policiais que vão para mais um dia de trabalho. Seria mais um dia normal, se não fosse a tragédia que o mundo viu ao vivo, através da televisão.

A história verídica desses dois policiais é um alento diante da morte 2.726 pessoas. Corajosos, eles e seus colegas decidiram entrar na primeira torre, sem ao menos saber que a outra torre também estava em chamas e que cairia em seguida enterrando-os vivos no poço de um elevador de um prédio anexo.

Passados 5 anos desse ato de terrorismo contra o mundo, fica difícil aceitar o contestador Oliver Stone fazer um filme sem teorias conspiratórias ou ao menos tomar partido contra algo. O filme é a história dos dois sobreviventes e o modo como sobreviveram no meio do horror.

No meio de todo aquele horror, vimos qualidades maravilhosas que, como humanos, às vezes esquecemos que temos.

Comentários

Kamila disse…
Cassiano, você falou pouco, mas disse o necessário sobre "As Torres Gêmeas".

Concordo quando você diz que é difícil aceitar o contestador Oliver Stone fazendo um filme que conta uma história sem fazer qualquer tipo de alarde conspiratório.

Acho que ele foi muito respeitoso com o tema. Fez um filme bonito, sobre heróis anônimos e comuns.

O filme retrata mesmo a impotência de policiais e bombeiros (e de nós que estávamos assistindo pela TV), que mal sabiam o que estava acontecendo e que não estavam preparados para o que iria acontecer.

Realmente, esse não foi só o dia em que o mundo mudou e as pessoas se transformaram. Foi o dia em que NY mudou para sempre.
Kamila disse…
Ah, coloquei meu e-mail no outro post para você poder me enviar a foto das Dreamettes.

Obrigada e bom final de semana!
Museu do Cinema disse…
Ok, Kamila, concordo, vou te mandar o e-mail com a foto.
Museu do Cinema disse…
Túlio, não curte mesmo Oliver Stone? nada?
Anônimo disse…
cara, curto quando ele é curtível, como em Born in the 4th of the July, mas acho Platoon um "faroeste de guerra" podreira e desaprovo qualquer coisa que ele tenha feito depois de Assassinos Por Natureza.. Pra mim, As Torres Gêmeas é um escombro de clichês, hehehe
Museu do Cinema disse…
Olha é diferente, não é em nenhum momento "um filme de Oliver Stone", mas eu penso como vc, adoro alguns filmes dele e outros não.