05 outubro 2006

As Torres Gêmeas

World Trade Center – Oliver Stone – 2006

Parece que a fumaça foi colocada ai porque Deus acha que não agüentaremos ver o que tem atrás dela”.

11 de setembro de 2001

John McLoughlin (Nicolas Cage) e Will Jimeno (Michael Peña) são dois policiais que vão para mais um dia de trabalho. Seria mais um dia normal, se não fosse a tragédia que o mundo viu ao vivo, através da televisão.

A história verídica desses dois policiais é um alento diante da morte 2.726 pessoas. Corajosos, eles e seus colegas decidiram entrar na primeira torre, sem ao menos saber que a outra torre também estava em chamas e que cairia em seguida enterrando-os vivos no poço de um elevador de um prédio anexo.

Passados 5 anos desse ato de terrorismo contra o mundo, fica difícil aceitar o contestador Oliver Stone fazer um filme sem teorias conspiratórias ou ao menos tomar partido contra algo. O filme é a história dos dois sobreviventes e o modo como sobreviveram no meio do horror.

No meio de todo aquele horror, vimos qualidades maravilhosas que, como humanos, às vezes esquecemos que temos.

7 comentários:

Kamila disse...

Cassiano, você falou pouco, mas disse o necessário sobre "As Torres Gêmeas".

Concordo quando você diz que é difícil aceitar o contestador Oliver Stone fazendo um filme que conta uma história sem fazer qualquer tipo de alarde conspiratório.

Acho que ele foi muito respeitoso com o tema. Fez um filme bonito, sobre heróis anônimos e comuns.

O filme retrata mesmo a impotência de policiais e bombeiros (e de nós que estávamos assistindo pela TV), que mal sabiam o que estava acontecendo e que não estavam preparados para o que iria acontecer.

Realmente, esse não foi só o dia em que o mundo mudou e as pessoas se transformaram. Foi o dia em que NY mudou para sempre.

Kamila disse...

Ah, coloquei meu e-mail no outro post para você poder me enviar a foto das Dreamettes.

Obrigada e bom final de semana!

Túlio Moreira disse...

Oliver Stone? Eca!

Museu do Cinema disse...

Ok, Kamila, concordo, vou te mandar o e-mail com a foto.

Museu do Cinema disse...

Túlio, não curte mesmo Oliver Stone? nada?

Túlio Moreira disse...

cara, curto quando ele é curtível, como em Born in the 4th of the July, mas acho Platoon um "faroeste de guerra" podreira e desaprovo qualquer coisa que ele tenha feito depois de Assassinos Por Natureza.. Pra mim, As Torres Gêmeas é um escombro de clichês, hehehe

Museu do Cinema disse...

Olha é diferente, não é em nenhum momento "um filme de Oliver Stone", mas eu penso como vc, adoro alguns filmes dele e outros não.