Uma História Real

The Straight Story – David Lynch – 1999

“Você não deveria pensar em envelhecer enquanto for jovem”.

Alvin Straight tinha 73 anos quando recebeu a notícia que seu irmão mais velho, que não se falavam há 10 anos, tinha se adoentado. Temendo não mais vê-lo, Alvin cruza os Estados Unidos a bordo de seu trator. Numa viagem lenta e bucólica pelo interior dos Estados Unidos.

A história real de Straight ganhou os noticiários norte-americanos em 1994, pelo modo nada comum, e pela determinação de um homem e o seu amor pelo irmão. Alvin morreu em 1996, de problemas no coração.

Essa verdadeira história comoveu Lynch. Uma História Real é seu primeiro longa-metragem baseado em fatos reais e muito diferente da sua filmografia. Alias, suas marcas registradas não serão vistas no filme, pelo contrário, paisagens a luz do dia, planos abertos, sem efeitos visuais, campestre e linear.

É o último filme do ator Richard Farnsworth, que aqui realiza o seu melhor trabalho, Farnsworth é relembrado como o senhor que dá carona ao casal Kim Basinger e Alec Baldwin no filme A Fuga (1994) refilmagem do clássico de Sam Peckinpah, Os Implacáveis (1972), com Steve McQueen. A película ainda conta com a presença sempre perfeita de Sissy Spacek.

A trilha sonora, assinada pelo amigo do diretor, Angelo Badalamenti, é um capítulo a parte do longa. Suas canções seguem os momentos únicos da atuação de Farnsworth.

Comentários

Anônimo disse…
ótimo filme, nada a ver com o estilo lynch, mas o cineasta realizou um grande trabalho mostrando talento em outros tipos de filme também.
Anônimo disse…
já ouvi falar mesmo que esse filme é o que mais difere dos outros do LYNCH (nunca vi A História Real), mas geralmente esses "filhos disformes" são muito bem aceitos, tal qual o Jackie Brown do Tarantino, o O Tigre e o Dragão do Ang Lee ou o Kundun do Scorsese.
Kamila disse…
Eu amo esse filme. É o meu favorito do Lynch, talvez por não ter nenhum dos elementos estranhos e loucos que marcam a sua filmografia.

Aqui ele se propõe a contar de maneira direta uma história. E isso, Lynch fez de maneira simples, tocante e emocionante.

"História Real" é um filme obrigatório!
onde posso comprar esse filme/ estou desesperada!
Museu do Cinema disse…
Então vou lhe dar uma má noticia, esse filme foi lançado em DVD com pouquissimas cópias, algumas locadoras tem disponivel. Aqui em Salvador só temos uma!

Vc pode tentar tb no e-mule! É a última alternativa! Ou tentar pedir para a distribuidora!