Cena de Cinema

O Pagamento Final (Carlito’s Way – Brian De Palma – 1993)

Um mestre na arte da imagem do suspense, Brian De Palma foi além em O Pagamento Final, a cena mais tocante da película é de um romantismo singelo e purista, que não combinam com a cinematografia do diretor. A cena em questão é quando Carlito Brigante (Al Pacino) vai atrás de Gail (Penelope Ann Miller), a namorada que não vê há um ano, tempo que passou na prisão.

Nas ruas de uma NY chuvosa, Carlito vai até o prédio onde ela dança balé. Vendo que a aula já começou e fugindo da chuva para não se molhar, ele vai até a cobertura do prédio em frente. Lá, auxiliado por uma tampa de lixo em cima da cabeça, ele enxerga os passos da linda dança de Gail, De Palma faz, nesse momento, o tempo congelar. Ao som do clássico do balé, “Viens Mallika Sous Le Dome Edais from Lakme” do compositor francês Léo Delibes,  a câmera se aproxima do rosto atônito de Pacino, seduzido novamente pela dança da amada. A cena é rara, não só pela biografia de Palma, mas por ser de uma simplicidade artística que passa longe do piegas ou do romantismo barato. É o gênio mostrando outras facetas de sua celebrada arte.

Comentários

Túlio Moreira disse…
Com certeza, Cassiano, essa é uma das muitas belas cenas do filme – aliás, tem cenas maravilhosas no sentido da ação e também passagens incríveis de diálogos fortes e emoções à flor da pele. O olhar do Al Pacino, o que é aquilo? É uma das coisas mais meigas e ao mesmo tempo brutas que eu já vi no cinema. Com certeza, grande ator e grande diretor juntos novamente, só poderia render outro clássico - Scarface e O Pagamento Final são dois dos melhores filmes do gênero em todos os tempos.

Abs!
Museu do Cinema disse…
Essa cena me emociona todas as vezes que vejo, e olha que já foram tantas que perdi as contas, viva o DVD.