A Fogueira das Vaidades

A Fogueira das Vaidades – Brian De Palma – 1990

“O que tem um homem a ganhar se consegue tudo, mas perde sua alma?”

Vaidade é um pecado capital comum, aceito. Alguns pensam apenas no lado físico, da beleza, outros buscam por poder, auto-afirmação. A verdade é que faz parte da nossa cultura a vaidade. Nas profissões então, a vaidade é tão importante quanto o diploma. Um profissional competente sem vaidades, ou não é reconhecido ou é colocado em segundo plano.

O filme traz um caldeirão de vaidosos e vaidades que se misturam trazendo a tona personagens reais. Tem o promotor que deseja ser prefeito de Nova Iorque, seu assessor ambicioso (adjetivo quase sinônimo de vaidoso), e um pregador religioso interessado em dinheiro.

Brian De Palma mais uma vez nos dá uma aula de cinema, a começar pela famosa abertura, que se tornou marca clássica em suas películas, num plano seqüência¹, onde uma steadicam² acompanha a personagem sem cortes ou efeitos, durante 4 minutos ininterruptos, a cena foi filmada no World Trade Center.

Baseado no romance homônimo de Tom Wolfe, o enredo gira em torno de Sherman McCoy (Tom Hanks), um financiador de Wall Street – Mestre do Universo, Sherman dirige uma Mercedes, tem um apartamento duplex na 5a avenida, uma bonita esposa socialite (Kim Catrall), uma filha e uma amante loira fogosa, Maria (Melanie Grifith). Do outro lado Peter Fallow (Bruce Willis), escritor que já foi uma revelação, mas se tornou alcoólatra, sua vida nada mais é do que um jogo de aparências, onde ele é o único a se enganar. Numa noite, Sherman vai ao aeroporto buscar sua amante e acabam errando a entrada de Manhattan e parando no Bronx, o bairro negro barra-pesada nova iorquino. Num incidente, Maria acaba atropelando um rapaz a quem parecia querer assaltá-los. A partir desse episódio, a vida de Sherman e Peter serão viradas ao avesso, mostrando o quanto são superficiais.

¹ Plano ininterrupto, sem corte, de duração variável mas geralmente longo, que compreende toda uma seqüência do roteiro.
² Equipamento estabilizador de câmera fabricado pela The Tiffen Company.

Comentários