Senhor das Armas

Lord of War – Andrew Niccol – 2005

O filme do ano, o Traffic do tráfico de armas.

Yuri Orlov (Nicolas Cage), - baseado livremente na vida de 5 traficantes de armas reais -, um ucraniano que chegou, ainda criança, em Nova Iorque, com os pais e o irmão, Vitaly (Jared Leto). Estabelecidos com um restaurante em Little Odessa (Brighton Beach), um bairro de imigrantes russos, a família vive bem, mas para Yuri a ambição vai muito além das cercanias da vizinhaça, e, numa malfadada queima de arquivo da máfia russa, que Yuri presencia, vem um insight.

- Existem mais de 550 milhões de armas de fogo em circulação no mundo. Isso significa uma arma para cada 12 pessoas. A única pergunta é: como armar as outras 11?

Logo, Yuri percebe que vender armas é um negócio bastante lucrativo! Para os grandes traficantes que vendem a exércitos. E essa passa a ser sua filosofia.

- Vendo armas para todos os exércitos, menos o da salvação!

No natal de 1989, a guerra fria chega ao fim, milhões de armas armazenadas e guardadas, devidos as sanções e tratados pelo desarmamento, vindo da loucura da corrida armamentista, entre USA e URSS. Yuri percebe ali sua grande oportunidade. Sua nacionalidade irá ajudá-lo muito nesse novo investimento, graças também a seu tio, o general da Ucrânia Dmitri.

- Entre 1982 e 1992 foram roubados na Ucrânia mais de 32 bilhões de dólares em armamento, no que acreditam ser o maior assalto do século XX. Ninguém foi condenado, ou investigado.

Com a industria aquecida, novos mercados aparecem, as guerras africanas, do oriente médio, o narcotráfico sul americano. Yuri estabelece uma rede de contatos que faz dele fornecedor de todos lideres do mundo.

- Após o fim da Guerra Fria, a AK-47 se tornou o maior item de exportação da Rússia. Seguido pela vodca, caviar e escritores suicidas.

Yuri é o mocinho do filme, para ele a violência faz parte da natureza humana, como diz, os esqueletos humanos deveriam vir com uma lança nos ossos. Seu único pecado? Nunca escolher um lado.

- Os cinco maiores produtores de armas no mundo, – Estados Unidos, Alemanha, França, Rússia e China – são também membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
* as frases em negrito são extraídas do próprio filme.

- Essa guerra não é nossa!

"O homem é o único animal que não desenvolveu uma arma de defesa natural."
Ghandi

Comentários