O Jardineiro Fiel

The Constant Gardener – Fernando Meirelles – 2005 (DVD)

John Le Carré se especializou nos romances de espiões e faz um sucesso enorme com eles. É como John Grisham para os romances de tribunais. Três de seus livros já foram adaptados para o cinema, O Espião que veio do frio (1965), com Richard Burton, A Casa da Rússia (1990) com o par Sean Connery e Michelle Pfeiffer e, mais recentemente, o excelente, O Alfaiate do Panamá (2001), com Pierce Brosnan.

Em O Jardineiro Fiel a ação é mais voltada para o casal de diplomata e a ativista social, o espião do filme é colocado de lado no roteiro e só é mencionado duas ou três vezes dando um aspecto mais de ação a película. Graças ao talento do diretor Fernando Meirelles e ao diretor de fotografia, César Charlone, ambos de Cidade de Deus (2002), o filme ganha em emoção e agilidade (marca registrada de Fernando Meirelles). Nada é colocado na tela de graça e a trama fica fácil e intrigante.

Justin Quayle (Fiennes) recebe a notícia da morte da esposa, Tessa (Weisz – que ganhou o papel se escalando literalmente para o diretor). Tudo indica que foi morta por seu amante, Arnold Bluhm (Hubert Koundé), um médico africano que a ajuda a passar remédio e cuidar da população pobre do Quênia, mas, algumas evidências e lembranças do marido, apontam para uma conspiração envolvendo a industria farmacêutica e o governo britânico, fazendo com que o diplomata passe a investigar por conta própria o crime.

Comentários