Nosso Tipo de Mulher

She’s the One (Edward Burns – 1996)

“Existe um código entre irmãos.”

Edward Burns é mais conhecido como ator pelos filmes “O Resgate do Soldado Ryan” e “15 Minutos”, mas sua carreira começou mesmo como roterista, produtor e diretor com o filme “Os irmãos McMullen”. Seu estilo se parece bastante com o do genial Woody Allen, ou seja, comédias românticas cheia de diálogos e passadas em Nova York, que sempre faz papel relevante na trama. Por sua descendência irlandesa, Burns confere também – assim como Allen faz nas suas referências judias – às suas personagens uma cultura do seu país. “Nosso tipo de Mulher” é seu segundo longa.

Burns interpreta Mickey Fitzpatrick, um taxista de NY que ainda não se refez da traição de sua ex-noiva Heather (Cameron Diaz) que agora é amante do seu irmão Francis (Mike McGlone), um corretor de ações em Wall Street, casado com Renee (Jennifer Aniston). Mickey casa-se repentinamente com Hope (Maxine Bahns) que acabara de conhecer quando a levava para o aeroporto em seu taxi. Quando Mickey descobre que seu irmão está tendo um caso com Heather a competição da adolescência vem à tona. Em comum os dois irmãos têm apenas os belíssimos conselhos do pai (John Mahoney) que explica os problemas com suas mulheres.

Pela primeira vez fazendo a trilha de um filme, Tom Petty e os Heartbreakers criaram algumas canções maravilhosas como “Walls” e “Angel Dream”. “Walls” alias é executada nos créditos iniciais – um dos mais criativos dos últimos tempos – e ainda traz uma versão mais “balada” nos créditos finais. Com mais 15 músicas no cd, folk, country e rock se misturam na voz anazalada de Petty, um artista dos anos 70 comparado a Bob Dylan pelo estilo da música, das composições e da voz. O disco ainda traz a participação especialíssima de Ringo Starr na bateria da canção “Hung up and overdue” e termina com a jazz instrumental “Airport” ao piano, num estilo bem “O Nome do Jogo”.

No barco do patriarca Fitzpatricks mulher não entra, é lá que se discute tudo, enquanto tentam pescar alguma coisa. O nome do barco?

The Fighting Fitzpatricks

Comentários