O Mundo de Andy

Man on the Moon - Milos Forman - 1999 (DVD)

“Se você acreditar, eles podem colocar um homem na lua”
Man on the moon - R.E.M.

Dizem que a primeira regra do bom marketing é surpreender, deixar a pessoa maravilhada. Os americanos fazem isso magistralmente, é inexplicável, mas assim como nós jogamos bola encantadoramente, os americanos em matéria de marketing e entretenimento é insuperável, não é a toa que achamos a Coca-Cola, McDonald’s e outros produtos extraordinários, assim como reverenciamos seus filmes.

Andy Kaufman entendia disso, sabia qual era a primeira regra, e sabia fazer o público acreditar em suas loucuras e insanidades. Muito do que vimos em programas de televisão hoje em dia não passa de cópia do genial Kaufman. Ele fez os norte-americanos acreditarem que Tony Clifton era outra pessoa e não ele, fez com que acreditassem que tinha levado um tapa de um lutador no ar, ao vivo, no programa de David Letterman. Suas brincadeiras o levaram a série de TV "Taxi" e ao SNL (Saturday Night Live) que ainda hoje é o berço dos grandes comediantes norte-americanos.

Kaufman morreu de câncer, em 1984, mas ninguém acreditou. Inclusive, na estréia do filme, muitos apostavam que seria sua reaparição em público. O filme busca “traduzir” esse personagem/pessoa e consegue da melhor maneira possível, nos mostrando a alma dele.

Milos Forman (O Povo Vs Larry Flint, Amadeus) é o grande responsável por isso, juntamente com Jim Carrey, que faz Andy, Danny DeVito e Paul Giamatti. Se você nunca ouviu falar de Andy Kaufman será um prazer conhecê-lo, se já o conhece terá uma lembrança eterna de um homem que foi considerado por algumas pessoas gênio e por outras louco.

Comentários