12 junho 2019

Aqui em Casa Tudo Bem

A Casa Tutti Bene - Gabriele Muccino - 2018

Filmes sobre encontros e reencontros num só ambiente já virou quase um gênero dentro do cinema. Desde o maravilhoso O Reencontro (1983) ao mais recente Sete Dias sem Fim (2014), aos clássicos Clube dos Cinco (1985) e Flores de Aço (1989), e ainda passando pelo nacional e repleto de clichês, Entre Nós (2013).

O atrativo de Aqui em Casa Tudo Bem é a cultura italiana, se os filme acima citados tratam da cultura norte-americana, com exceção do brasileiro, o filme de Muccino amplia todos os conflitos a enésima potencia com a tradicional reverberação italiana.

A película é sobre o aniversário de casamento de 50 anos de Alba (Stefania Sandrelli), e Pietro (Ivano Marescotti), numa ilha em Nápoles onde residem numa maravilhosa casa. Juntando filhos, netos, parentes e amigos, a festa ocorre como planejado, mas no fim do dia, devido a uma tempestade, o catamarã que trouxe os convidados não pode voltar a cidade. Arrumando alguns na casa, e outros em pequenas pousadas, a festa acaba se prolongando mais que o necessário.

Gabriele Muccino possui uma carreira bastante singular. O cineasta italiano fez sucesso com O Último Beijo (2001) e logo depois veio À Procura da Felicidade (2006), um estrondoso êxito mundial, mas ai a parceria com o astro Will Smith trouxe Sete Vidas (2008) que não repetiu a glória do filme anterior. Aqui em Casa Tudo Bem marca o retorno do diretor as suas raízes italianas.

Nenhum comentário: