26 novembro 2018

Antes do Anoitecer


Before Night Falls - Julian Schnabel - 2000

"Eu lhes pergunto, pode uma Nação que tantos heróis sacrificou, na procura pela liberdade, uma Nação que cedeu as vidas de tantos jovens valorosos, tolerar tal irreverência? Comportamentos como esses (homossexualismo) são, obviamente, inspirados pelo capitalismo, perpetrado por um pequeno grupo cuja única intenção é de contagiar aos outros. Mas não permitiremos que divulguem suas viciosas mentiras e propaguem certas modas. E é da responsabilidade de todo cubano desmascarar todos os elementos anti-sociais que ameaçam nossa liberdade e conduzem suas vidas de maneira a corromper nossa juventude".

A vida real do mais famoso poeta cubano Reinaldo Arenas, foi o primeiro filme de Javier Bardem falando inglês, ator famoso e reconhecido pela versatilidade e talento. Arenas (Bardem, impecável) narra sua vida desde o nascimento, passando por sua participação, e apoio, a revolução de Fidel Castro e Che Guevara, seu posterior sucesso com seus livros e prêmios, sua perseguição pela ditadura cubana por sua opção sexual, suas prisões e torturas, até seu pedido de exílio, na verdade uma deportação dos homossexuais, junto com ladrões, e opositores ao regime socialista/progressista.

O filme do norte-americano Julian Schnabel é adaptado da obra homônima de Reinaldo Arenas, escrita como epílogo da sua vida já morando nos EUA. Recheado de participações especiais, e bastante intrigantes, como de Sean Penn, amigo de Chavéz, e Johnny Depp, que recentemente propôs matar o presidente de seus país. O que nos leva a crer que atores são para serem levados a sério mesmo só atuando.

Um comentário:

Kamila Azevedo disse...

Assisti a esse filme faz muito tempo. Deu vontade de rever, porque tenho ótimas recordações da atuação de Javier Bardem neste longa.