
Em 1973, o diretor compra sua primeira câmera super 8mm e passa a fazer curtas metragens com a ajuda de amigos, até realizar Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980) e entrar de vez na história do cinema espanhol. No filme, não lançado no Brasil, três mulheres, Pepi (Carmen Maura – que acabou se transformando na diva do diretor), Luci e Bom tem suas vidas cruzadas quando o marido policial de Luci, estupra Pepi, que mantêm uma plantação de maconha em sua casa, enquanto que Luci, sado-masoquista, se envolve sexualmente com a lésbica Bom, tudo isso passado na era punk de Madrid.
Pedro Almodóvar Caballero é o cineasta espanhol de maior renome mundial atualmente. Sua filmografia é repleta de filmes onde a presença feminina é o ponto principal das tramas, as cores berrantes, personagens loucos, e a política espanhola também são destaques em seus roteiros, e claro uma história densa, pesada, mas bem humorada e sem pretensões de se levar a sério. Para Almodóvar seus filmes são tão autobiográficos quanto poderiam ser, suas experiências de vida são suas fontes de inspiração. Hoje, o diretor é tão conhecido quanto o conterrâneo Luis Buñuel, cineasta cuja obra se assemelha muito ao estilo de Almodóvar.

A retrospectiva incluirá Matador (1986), A lei do Desejo (1987), Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988), Ata-me (1990) Kika (1993) A flor do meu segredo (1995), Carne trêmula (1996), Tudo sobre minha mãe (1999), Fale com Ela (2002) e A má educação (2004), esses filmes também fazem parte da programação da Sony Pictures Classics, que a organizou para a estréia do longa Volver (2006), as exibições começaram em agosto, em Nova York e terminará em dezembro em Portland. Veja também os novos Abraços Partidos (2009) e A Pele que Habito (2011), Julieta (2016).
Como aperitivo o próximo post trará uma pequena história de Almodóvar no livro Fogo nas Entranhas, que ele lançou em 2000 pela editora Dantes.
12 comentários:
quentin tarantino, david lynch e pedro almodóvar. com um elenco desses já espero o próximo. perfeito cassiano.
Nem eu ainda sei o próximo. Mas são tantos nomes, tantos filmes. Curta Almodóvar.
posso sugerir um nome? Kim Ki-duk, cineasta autor das maiores obras-primas do Cinema oriental da atualidade.
Valeu pela sugestão Túlio, mas não gostei muito de Casa Vazia, e ainda por cima tem muitos nomes do cinema asiatico como Akira Kurosawa e Chan-wook Park para falar.
Vixi, falar que num gostou de Bin-Jip é me chamar pra briga, hehehe.. é pra mim o melhor filme de cunho existencialista do Cinema depois de Profissão: Repórter.. já fiz até poema pensando no filme, que pra mim é poesia pura, com aquela música islâmica tocando, os personagens mudos.. kra, amo esse filme!!!!
Acho Almodóvar genial!
Desconhecia a existência do livro...
Obrigada!
Casa Vazia ou Bin-Jip ou 3-Iron, não fez meu estilo. Mas até compreendo seu amor por ele Túlio. Mesmo assim, você há de concordar comigo, é pouco para fazer uma visita a filmografia do cineasta.
Agradeço o comentário "Lua Obscura". O livro é bem interessante, o post é a primeira narrativa do livro, que contando várias histórias, vão se entrelaçando no decorrer dos contos, já que o livro é dividido assim.
Quanto ao Almodóvar, tb acho ele genial.
é verdade, quem sabe no futuro né? Acho interessante uma retrospectiva John Ford (apesar de ser muito extensa a obra dele), John Huston, Kubrick ou De Palma...
abs!
4 nomes clássicos sem dúvida...
Amo o trabalho do Almodóvar, como ele conduz as histórias com uma extrema delicadeza.
olá eu sou a Jessica Amaral,tenho 15 anos e sou de São Miguel,Açores.
Como não sei o seu email tinha mesmo de mandar em comentário.
Eu escrevo guiões de filmes e gostaria de mostra los a si, para poderem ser realizados.
Por-favor contacte me e não se vai arrepender.
Eu também sei ablar espanõl mas não sei escrever.
Eu tou enviando isso porque não tenho dinheiro para tirar o curso de argumentação e como gosto muito de escrever guiões de filmes é que to pedindo para o senhor dá-me uma opertunidade.
O meu numero é:296700977.
Email: jessica_m_f_amaral@hotmail.com
Por-favor contacte me e dé-me uma opertunidade de mostrar o que escrevo.
Postar um comentário