Inimigos Públicos

Public Enemies – Michael Mann – 2009 (Cinemas)

- O que lhe tira o sono de noite, Mr. Dillinger?
- Café.

Michael Mann é uma espécie de Ronaldinho Gaúcho de Hollywood. É um cara talentoso, tem estilo próprio, mas se vende fácil demais. Porém, mesmo vendido é acima da média na mediocridade que impera nos dias atuais. Mann é especialista em sociopatas e psicopatas. Consegue como poucos traduzir todo o mistério que cercam esses marginais. O cineasta estadunidense também adora flertar com as cores, especialmente o azul e o branco, e com a arquitetura. È exímio com as músicas e a escolha do elenco.

Inimigos Públicos é Michael Mann em sua melhor forma, equilibrado e correto. Possui de Collateral (2004) a intensidade da ação e o clima de desfecho ruim recorrente, de Fogo contra Fogo (1995) os diálogos e a tabelinha da dupla protagonista abrindo espaço para os coadjuvantes, e captura de O Informante (1999) a densidade do roteiro e dos diálogos.

Johnny Depp tem uma atuação impecável em 3 atos: fanfarrão e debochado (nas cenas dos roubos ou em confrontos com a policia); seguro e niilista (nas cenas românticas e com a máfia); e infantil (nas cenas finais). É, talvez, seu melhor trabalho em sua brilhante e ampla carreira. A película brilha também nos coadjuvantes, Marion Cotillard, mostrando que realmente é uma grande atriz, Christian Bale, e Billy Crudup, irreconhecível e efeminado na medida certa como J. Edgar Hoover.

É impressionante como a atmosfera escolhida por Mann nos dá a sensação de perigo iminente e final drástico para os inimigos públicos da América do norte. John Dillinger (Depp) foi escolhido o inimigo público número 1, por sua capacidade em zombar das autoridades – fato que é mostrado logo na cena inicial – e sua fama que incomodou até a máfia de Chicago. Caçado pelo jovem agente do FBI, Melvin Purvis (Bale), Dillinger se apaixona por Billie Frechette (Cotillard).Feito com captação digital de alta definição, o filme é baseado no livro Public Enemies: America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933-34, de Bryan Burrough, Inimigos Públicos tem uma trilha sonora belíssima composta por Elliot Goldenthal, e músicas de Diana Krall (Bye-Bye Blackbird cantada pela própria no filme), Billie Holiday, e do bluesman folk Otis Taylor com Ten Million Slaves, que você ouve aqui. Sensacional.

SPOILERS

● A cena em que Dillinger entra no quartel general do FBI e ainda pergunta quanto esta o jogo é baseado em relatos reais, só não aconteceu dele entrar numa sala especial de investigação com seu nome.

● J. Edgar Hoover foi um notório e polêmico chefe do FBI, que tinha mania de criar pastas nada amigáveis de personalidades. Era homossexual não-assumido.

● “Baby Face” Nelson já foi mostrado em vários filmes, inclusive em E ai meu Irmão, cadê você? (2000). Foi morto por agentes em casa, enquanto dormia, depois da morte de Dillinger. Portanto foi ficcional sua morte no filme.

● John Dillinger foi morto na noite de 22 de julho de 1934, ao sair do cinema Biograph, onde assistiu a Vencido pela Lei (1934) com Clark Gable. Inclusive o estúdio, na época, usou o fato como chamariz para o filme.

● Al Capone, o famoso mafioso de Chicago, tinha uma admiração por Dillinger, mas sua fama e a caçada que o FBI impôs ao ladrão de bancos fez com que Capone mantivesse distância dele. No filme isso é mostrado através de Frank Nitti, braço direito de Al e que já foi mostrado em Os Intocáveis (1987) e Estrada para Perdição (2002), de Sam Mendes.

Comentários

Kamila disse…
Este filme é perfeito para Michael Mann. É um bom trabalho, mas eu confesso que estava esperando mais dessa obra. Destacaria, além do elenco, a parte técnica, que é um primor.
Otavio Almeida disse…
Filmão! E o diálogo citado no início do post é o melhor.

Abs!
Vinícius P. disse…
Ri com essa comparação com o Ronaldinho, hehehe. Mas falando sério, gosto bastante de alguns filmes do Michael Mann e parece que não será diferente com "Public Enemies".
Anônimo disse…
Eu simplesmente adoreiiii...muito bom mesmo!!! bjs mil
Ótimo filme. Gostei da analogia com o R. Gaúcho! Muito bom, Cassiano!

Abraço!
Ramon disse…
Estou ansioso para conferir. Mas senti bem as ressalvas da postagem.
Acredito que irei apreciar a obra do mesmo modo que Colateral. É bonzinho! Muito legal visualmente, mas carecer de um algo a mais.

Abs!
Bruno Pongas disse…
Eu esperava bem mais de Inimigos Públicos, embora tenha gostado de determinados pontos, como a trilha sonora e o elenco, por exemplo. Muito boa a comparação com o Ronaldinho Gaúcho... hahahahaha

E as curiosidades são muito boas também!

Abs!
Anônimo disse…
提供最佳的十大生活資訊與分享:
你知道哪裡有好吃的蛋糕嗎!
你知道白蟻如何防治嬤!
汽車隔熱紙一定是越貴越好嬤!
哪一種棧板是具有環保!
台中哪一家整形醫師縫雙眼皮最讓妳滿意!
關鍵字的搜尋行銷要領
如果要高雄旅遊,讓我告訴你高雄縣旅遊觀光景點
會計事務所到底是做哪些事!
長期照顧老人看護要如何選擇
哪裡可以選到價廉物美的服飾批發!
Kau Oliveira disse…
Cassiano, bom texto! Mas ainda não vi o filme. Por motivo de força maior (companhia), eu tive que assistir Halloween - O Início bem no dia que assistiria Inimigos Públicos. Mas assim que der, verei!

Abs!
Cleber Eldridge disse…
Ainda vou dar uma conferida nesse filme.